domingo, 12 de janeiro de 2014

12 Years a Slave (2013)

Foto 1 - Chiwetel Ejiofor como Solomon em 12 Anos de Escravidão

Se na temporada passada, em Lincoln, nos foi mostrada a batalha do então presidente americano pela promulgação da 13ª emenda, em 2013, novamente, um tema histórico focando na condição do negro surge. 12 Anos de Escravidão conta a saga real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), negro nascido livre que é transformado em escravo. No entanto, o novo enfoque está em como isso acontece. Solomon vive em Nova Iorque com sua família, e ostenta uma boa qualidade de vida, juntamente, com uma capacidade invejável de articular ideias e persuadir, contudo, uma viagem à Washington, D.C., mudará sua vida.

Tirando esse aspecto novo, o restante do longa é cheio de lugares comuns que todos nós já conhecemos, principalmente, por sermos brasileiros e também termos um passado escravocrata. Entretanto, se aqui os negros produziram, dentre outras, a riquíssima manifestação cultural que chamamos samba, lá, o fruto do trabalho pesado, das chicotadas, dos maus tratos, enfim, das péssimas condições de vida, deram origem ao blues. Estilo esse que seria importantíssimo para o desenvolvimento do jazz e do rock and roll, por exemplo. Mostrar essa nuance é um ponto positivo do roteiro.

Apesar de nos fazer pensar sobre a ‘criatividade’ humana para burlar leis, acredito que 12 Anos de Escravidão não seja o melhor filme do ano passado. E que também não possui o melhor elenco da temporada – visto que ele foi indicado ao SAG nessa categoria. Chiwetel Ejiofor apesar de não atrapalhar o desenrolar da trama, também não se destaca. Sua performance pode ser classificada como morna, mesmo que o seu personagem exigisse maiores arroubos dramáticos. Ainda não vi a atuação dos outros atores cotados ao Oscar, mas diante mão, ele não me empolgou. Por outro lado, a Lupita Nyong'o que interpreta a Patsey e que sofre os abusos do seu senhor e da esposa dele, me chamou a atenção, olho nela! Por fim, como eu acredito que algumas coisas sempre precisem ser discutidas e mostradas, eu recomendo o filme, mas saiba que você não terá grandes surpresas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
12 Years a Slave (12 Anos de Escravidão), Estados Unidos, 2013. Dirigido por Steve McQueen (II). Com: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Lupita Nyong'o, Paul Dano, Brad Pitt. 133 minutos. Gênero: Biografia, Drama, Histórico.
Nota: 7.5 

0 comentários:

Postar um comentário