sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aos 106 anos do Sport Club do Recife

O Sport Club do Recife foi fundado por um pernambucano chamado Guilherme de Aquino em 13 de maio de 1905. E o fundador da nação rubro-negra proclamou: "O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."

O Sport, que hoje completa 106 anos, é repleto de histórias e glórias, entre elas a conquista do título de Leão do Norte, em 1919. Troféu conquistado na bola e na tapa, em Belém do Pará. E desde então, o Leão é o símbolo máximo da torcida rubro-negra.

O clube tem momentos memoráveis, como o gol de Haroldo Praça, responsável pela vitória do Sport contra o Santa Cruz, na inauguração da Ilha do Retiro, em 1937.

O Sport sempre teve jogadores históricos, que atuaram em outras grandes equipes do futebol nacional, internacional e na seleção brasileira, como: Ademir Menezes - o ‘Queixada’, Traçaia, Roberto Coração de Leão, Bosco, Leomar, Leonardo, Juninho Pernambucano.

Meu time tem um patrimônio físico de dar inveja a muitos ditos “grandes” times do país.

O Sport Club do Recife detém três títulos nacionais de futebol: 1 brasileiro da série A (1987); 1 Copa do Brasil (2008) e 1 brasileiro da série B (1990), além de duas participações em Libertadores da América (1988 e 2009). Tem ainda 2 Copas do Nordeste (1994 e 2000) e 39 títulos pernambucanos, além de dois vice-campeonatos, 1 vice-campeonato da Copa do Brasil (1989) e 1 vice-campeonato da Copa dos Campeões (2000).

Meu time faz parte da elite do futebol nacional, o Clube dos Treze (União dos Grandes Clubes Brasileiros), sendo respeitado como uma força do futebol do Brasil.

Meu time tem uma torcida grande e que está entre as maiores do Brasil, conta com o apoio de cerca de 3,3 milhões de fanáticos e apaixonados torcedores, inclusive na frente de torcidas de outros times campeões brasileiros como Botafogo, Bahia, Fluminense e Atlético Paranaense.

O Leão sempre mostrou luta e garra nos confrontos pelo Brasil, e na sua casa, a Ilha do Retiro, sempre se mostrou competitivo e quase imbatível. Sempre conquistou títulos sob forte pressão, contra tudo e todos. Meu time conquista títulos brigando com raça e dentro dos gramados. O Sport representa a força rubro-negra pernambucana. É um time arretado! Não à toa é considerado um time clássico pela FIFA (ver aqui), ao lado do, Arsenal, Cruzeiro, Barcelona, São Paulo e outros.

Parabéns ao Sport Club do Recife por ser esse clube que ‘encanta, enobrece e dá prazer’ e que apesar das suas limitações é ‘uma razão para viver’. Porque esse é o ‘Sport que emociona, é o Sport que a gente ama’!

1 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Humm... bela homenagem ao time dos seus sonhos, Santiago.
Abração e apareça,

O Falcão Maltês

Postar um comentário