sábado, 16 de janeiro de 2010

Os palpites do chá de poejo para o Globo de Ouro 2010

Hoje, em post publicado em seu blog, a brasileira Ana Maria Bahiana, uma das eleitoras do prêmio Globo de Ouro comentou sobre a dificuldade de prever o que ocorrerá amanhã no International Ballroom do Beverly Hilton. Para ela, é mais fácil prever o que ocorrerá no Oscar, que no Globo de Ouro, por mais estranho que isso possa soar. Os eleitores do prêmio da Academia são mais homogênos, mesmo sendo 5.777 indivíduos, visto que são todos profissionais de uma mesma indústria, que na maioria das vezes, estão envolvidos com as películas que disputam o prêmio. Já no prêmio concedido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, mesmo sendo 94 o número de votantes, as preferências são bem mais dispersas. Dentre elas, Ana Maria Bahiana cita as dificuldades que lhe afetam e as que afetam o grupo: 1) O problema da proximidade, visto que é eleitora há 20 anos; 2) As diversas nacionalidades dos outros eleitores, o que implica diversas visões de mundo; e 3) São jornalistas, não necessariamente, especializados no tema. Mas mesmo assim, o Golden Globe Award é uma premiação tão duradoura, existe desde 1944, quanto influente e difícil de se prever.


Diante disso, se é difícil para ela que tem tanta bagagem fazer suas apostas, imagina para mim. Entretanto, as minhas possibilidades estão expostas a seguir, no momento que falta 1 dia, 4 horas e 54 minutos para o evento:

1. Filme/Drama: Meu escolhido é Bastardos Inglórios, mas Avatar está ai com tudo. Saiba mais aqui.

2. Filme/Comédia ou Musical: Meu voto seria em 500 Dias com Ela, entretanto, acho que há possibilidades de Nine sair vencedor. Também acho que o fator Meryl Streep pode dificultar que um de seus filmes saia vencedor, justamente, porque ela pode dividir os votos.

3. Diretor: Minha opção aqui é Tarantino, mas estou bem convencido que Cameron pode levar o Globo de Ouro 2010. Atenção também para a Kathryn Bigelow, que levou o prêmio da crítica.

4. Ator/Drama: Meu voto é do George Clooney que esteve em sinergia perfeita com o longa que estrelou, mas ficarei atento a Colin Firth por sua performance em "A Single Man", e ao Freeman por Invictus, pois se reconhecimento conta nessas premiações, o Globo de Ouro deveria ser seu.

5. Atriz/drama: Difícil hein! Gabourey Sidibbe está muito bem, da mesma forma que a Helen Mirren é sempre uma forte concorrente, sendo que a Carey Mulligan está muito bem em "Educação". Mas parece que no meio disso tudo quem está com força total é a Sandra Bullock.

6. Ator/Comédia ou Musical: Michael Stuhlbarg está incrível no loga dos irmão Coen. Sugiro ficar atento ao sempre forte Daniel Day Lewis em "Nine".

7. Atriz/Comédia ou Musical: Meu voto é para MERYL STREEP, por Julie & Julia. Mas seus votos podem se dividir, e acabar beneficiando a Sandra Bullock, que isso não aconteça.

8. Coadjuvantes: Não tem nem muito o que se dizer. No masculino o vencedor deve ser Christoph Waltz, e no feminino, Monique por sua atuação em "Preciosa". Fácil, não é?

9. Animação: Alguém duvida que a Pixar deve levar mais uma vez? O nome da vez é Up - Altas Aventuras.

10. Roteiro: Meu voto seria de Bastardos Inglórios, mas vejo uma luz no fim do túnel para "Amor sem Escalas". Lembrando que o começo ou fim do túnel depende da posição em que o observador se encontra.

11. Abstenções: Não indicarei meus preferidos nas categorias de Melhor filme estrangeiro, por desconhecimento dos filmes, com exceção do longa do Almodóvar, mas votar nele seria um tiro no escuro, já que não vi os outros. Além das categorias, melhor canção e melhor trilha sonora. Também não darei palpites para os vencedores das categorias que analisam as séries de TV.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atenção: Você ainda pode votar na enquete do chá de poejo que pergunta quais são os seus indicados a vencer nas categorias de melhor filme drama e melhor filme comédia/musical no Globo de Ouro 2010. Para participar, basta clicar no link, VOTE AQUI !!!, que está no lado direito, canto superior, abaixo do aviso Globo de Ouro 2010.

2 comentários:

Vinícius P. disse...

Acho complicado "Bastardos Inglórios" vencer em todas as categorias nas quais foi indicado, acho que "Avatar" e "Guerra ao Terror" tem mais chances nas categorias de filme e direção.

Santiago. disse...

Concordo contigo Vinícius, tanto é que ponho nas categorias filme/drama e direção as minhas preferências, aquilo que gostaria de ver acontecer, mas em seguida, tenho uma análise mais realista do que pode acontecer.

Estou esperando premiação para Tarantino só na categoria melhor roteiro. E seria bom que isso acontecesse para mostrar que nos padrões atuais de qualidade, para um filme ser o melhor, ele não precisa, necessariamente, ter o melhor roteiro. Algo que é conflituoso e inversamente proporcional para mim.

Abraço!

Postar um comentário