quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Screen Actors Guild Awards® 2010 e as indicações

Neste sábado, 23 de janeiro, acontece mais um Screen Actors Guild Awards®. O prêmio foi criado em 1995, e é concedido aos membros do Sindicato de Atores que tiveram performances destacadas no ano anterior. A seleção é feita por membros ativos e que estejam em dia com o Sindicato. Ele é um bom termômetro para o Oscar porque são os atores o maior colégio eleitoral desta premiação. Então, nada melhor do que observar um evento promovido pela categoria para se imaginar o que poderá acontecer no Oscar. E os indicados na categoria cinema são:

MELHOR ELENCO:

An Education - Guerra ao Terror - Bastardos Inglórios - Nine - Precious

Eu adoro esse tipo de categoria que premia as atuações, os atores, ou seja, a alma do Cinema. São ele que tem o poder de fazer mentalmente, os espectadores tranformarem ficção em realidade. Que leva milhares de pessoas a sairem de suas casas com apenas um objetivo, sentar-se diante da grande tela e viajar por um mundo distante dos seus cotidianos. Se nos últimos anos não tem coincidido o vencedor da categoria de melhor filme do Academy Awards com o do Screen Actors Guild Awards, esse ano é que não vai bater mesmo. Já que o favorito é Avatar, e nem aqui ele está elencado. Mas voltando a falar sobre elenco e atuações, temos um pálio duríssimo, mas acho que essa é a chance de Bastardos Inglórios não passar em branco no ano.

MELHOR ATOR:

O ano parece ser mesmo do Jeff Bridges, mas bem que eu gostaria de ver o Clooney levando o "The Actor" para casa. No mais, devo salientar a boa seleção feita pela SAG neste ano.

MELHOR ATOR COADJUVANTE:

Esses nomes tem grande chance de se repetirem no Oscar, já os vi no Globo de Ouro, e agora por aqui novamente. Mas não se tem muito o que se dizer fora isso, porque todos sabem de quem é o prêmio, Chistoph Waltz é o nome dele.

MELHOR ATRIZ:

Olha a Sandra Bullock por aqui novamente... Todo mundo sabe da minha opção pela Meryl Streep, não por tietagem, mas por convicção de que ela é a melhor dentre as elencadas. Essa é a mesma convicção que põe a Bullock em último lugar nessa escala de preferência. Todas as outras são melhores escolhas quando comparadas a ela. Devo dar uma menção honrosa para a Gabourey Sidibe que está sensacional como a Clareece "Precious" Jones.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:

Eu não indicaria a Anna Kendrick, não por ela, mas porque acredito que por ex., a Juliane Moore em "A Single Man" está melhor do que ela. Além disso, a opção de pôr Diane Kruger foi muito boa, de fato, ela está incrível no seu papel de espiã no longa do Tarantino. No mais, tanto a Farmiga quanto a Cruz merecem suas indicações, mas apesar de todas essas ponderações, todos já sabem de quem é o prêmio, não é mesmo? Mo'Nique por "Precious".

Para ver as indicações para televisão, clique aqui.

3 comentários:

bruno knott disse...

Curti bastante a Anna Kendrick, indicação merecida. E o George Clooney nem se fala. E de fato, ótima seleção do SAG. Abraços.

Vinícius P. disse...

Também acho que "Bastardos Inglórios" é o favorito ao prêmio e tem mesmo o melhor elenco. "Guerra ao Terror" pode até vencer, mas não seria justo.

Wally disse...

E deu "Bastardos". Eba!

Postar um comentário